Pesquisa mostra que McCain e Obama estão empatados

A pesquisa diária do Gallup sobre as eleições presidenciais norte-americanas, publicada nesta sexta-feira (12) na página do instituto na internet, mostra uma pequena vantagem do candidato republicano John McCain nas intenções de voto, em empate técnico com o candidato democrata Barack Obama. O Gallup indica que McCain tem hoje 48% das intenções de voto do eleitorado dos Estados Unidos, enquanto Obama tem 45%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

“Os resultados, baseados em entrevistas conduzidas entre terça-feira e quinta-feira desta semana, marcam a primeira vez desde as sondagens entre 4 e 6 de setembro em que McCain não tem uma liderança estatística significativa sobre Obama”, informou o Gallup, no site.

“Eles também refletem as entrevistas da quinta-feira (11), que mostraram uma disputa muito acirrada entre os candidatos. Ainda não se sabe se as enquetes da quinta-feira refletem qualquer possível impacto da entrevista da candidata republicana a vice-presidente, Sarah Palin, a Charles Gibson da ABC News”, avalia o Gallup. A entrevista de Palin foi veiculada ontem na televisão.

Obama e McCain estiveram juntos ontem nos eventos em memória às vítimas dos ataques de 11 de Setembro de 2001, no marco zero de Nova York. Na pesquisa de quinta, McCain liderava com 48% das intenções de voto, enquanto Obama tinha 44%. O Gallup entrevistou 2.726 eleitores registrados entre os dias 9 e 11 de setembro.