Pesquisa mostra pouco apoio popular ao plano de Bush

Há um escasso apoio dos norte-americanos ao plano de US$ 700 bilhões do governo George W Bush para socorrer o sistema financeiro. Além disso, poucos acreditam que a proposta resolveria a crise que levou turbulência aos mercados e provocou a quebra de alguns dos principais bancos de investimento dos Estados Unidos.

Apenas 30% dos norte-americanos apóiam o plano de Bush, segundo uma pesquisa Associated Press-Knowledge Networks divulgada nesta sexta-feira. A Casa Branca e os líderes do Congresso lutavam para salvar o pacote, em meio às divergências entre os republicanos da Câmara dos Representantes.

O presidente argumenta que o plano é essencial para evitar uma forte crise econômica. Porém 45% dos consultados se opõem à proposta, e 25% não têm opinião formada sobre o tema.

Para 57% dos consultados, é necessário um plano para evitar uma recessão séria. Mesmo assim, somente 35% das pessoas acreditam que o plano resolva a crise.

A pesquisa foi realizada no dia 25 de setembro, e tem uma margem de erro de 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. A sondagem também registrou um forte apoio pela manutenção do debate entre os candidatos à presidência nesta sexta-feira.