Pesquisa indica empate de Romney e McCain na Flórida

A batalha entre os republicanos pelo primeiro lugar nas primárias da Flórida esquentou ontem, quando o senador do Arizona John McCain e o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney trocaram acusações sobre a guerra no Iraque. Um dia depois, uma pesquisa de opinião feita pela Reuters/C-Span/Zogby indicou empate técnico entre os dois pré-candidatos, que têm 30% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada antes de McCain receber o apoio do governador da Flórida, Charlie Crist, e acusar Romney de querer estabelecer um cronograma de retirada dos soldados americanos do Iraque. "Se nos rendermos e acenarmos a bandeira branca como a senadora (Hillary) Clinton quer, e nos retirarmos, como o governador Romney quer, então teríamos caos, genocídio, e o custo de sangue americano seria dramaticamente mais alto", disse McCain.

Romney negou ter feito declarações de que é a favor da retirada dos Estados Unidos do país árabe e acusou seu principal rival de querer mudar o foco da campanha em seu benefício. "Eu sei que ele está tentando desesperadamente mudar o tópico das discussões da economia e voltar para o Iraque, mas dizer algo que não é verdade é simplesmente errado", disse Romney, que tem sua base de campanha estabelecida na economia – principal assunto discutido na última semana por causa do medo de uma recessão nos EUA

As primárias da Flórida são de grande importância para o Partido Republicano, porque darão ao vencedor 57 delegados e uma força maior na Superterça, no dia 5, quando 21 Estados realizarão suas votações simultaneamente. Enquanto Romney e McCain brigam pela liderança, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani ficou em quarto lugar na pesquisa divulgada hoje, com 13% das intenções de voto. O ex-governador do Arkansas Mike Huckabee ficou em terceiro, com 14%.

Voltar ao topo