Peru vai criar sistema de alerta de tsunami no Pacífico

O Peru está criando um sistema de alerta de tsunami para ajudar a proteger 1,6 milhão de pessoas que vivem ao longo da costa do Pacífico do país sul-americano. O presidente Alan Garcia ordenou, por decreto, a criação de uma rede de alarmes para que os peruanos possam buscar refúgio em locais mais altos no caso de um tsunami.

O devastador terremoto de 27 de fevereiro no vizinho Chile destacou a necessidade de um sistema de alerta desse tipo no Peru. O tremor de 8,8 graus e o subsequente tsunami mataram mais de 450 pessoas.

O último grande terremoto no Peru aconteceu em 15 de agosto e teve magnitude 8, matando cerca de 500 pessoas na cidade de Pisco, sul do país, e nas áreas ao redor. O decreto foi publicado nesta sexta-feira e prevê recursos de cerca de US$ 750 mil ao ano para o projeto do sistema.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.