Peru tem empate técnico três dias antes de eleições

A candidata direitista Keiko Fujimori aparece com 51% nas pesquisas de intenção de voto no segundo turno da corrida presidencial no Peru, que acontece nesse domingo. Já o esquerdista Ollanta Humala está com 49% da preferência, segundo pesquisa divulgada hoje pela empresa CPI. A pesquisa não pode ser divulgada no Peru, pois há uma proibição legal da publicação dos números pela imprensa uma semana antes da eleição.

“O que nós temos é um empate técnico”, afirmou Alfredo Torres, diretor de outra companhia de pesquisas, a Ipsos Apoyo, em entrevista coletiva à imprensa estrangeira. A pesquisa da CPI tem uma margem de erro de 2,8 pontos porcentuais. Uma deputada de centro-direita, Keiko Fujimori é a filha do ex-presidente Alberto Fujimori, atualmente preso.

Humala é um militar reformado, que na campanha presidencial anterior era visto como próximo do presidente venezuelano, Hugo Chávez, mas agora busca se mostrar mais próximo da linha do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo