Peru: Ollanta nomeia ministros para três pastas

O presidente do Peru, Ollanta Humala, nomeou três novos ministros para o gabinete de governo, após a demissão na semana passada dos ministros da Defesa, Interior e Produção. Ollanta nomeou José Antonio Urquizo Maggia para ministro da Defesa.

Ele substituirá o general Alberto Otárola, que renunciou na semana passada, após fortes críticas da oposição e da imprensa à operação militar lançada contra a guerrilha maoista do Sendero Luminoso na província de La Convención, em Cuzco.

Urquizo Maggia era ministro da Produção do governo Ollanta e analistas notaram hoje que ele tem pouca experiência nas questões da segurança e defesa. O presidente também nomeou o general da reserva Wilber Calle Girpón ministro do Interior, que tem sob seu poder a polícia. Ollanta também nomeou Gladys Triveño Chan Jan como ministra da Produção. Ela era vice-ministra da pasta. Na década de 1980 e começo da de 1990, a guerrilha do Sendero e a repressão militar deixaram 70 mil mortos no Peru. Atualmente, os remanescentes da guerrilha operam em regiões remotas do país, aliados ao narcotráfico.

As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo