Peru: homem morre em protesto contra mina da Xstrata

Pelo menos uma pessoa foi morta no Peru nesta segunda-feira, quando a polícia usou gás lacrimogêneo para reprimir um protesto de mineiros e cidadãos contra a mineradora suíça Xstrata. Centenas de manifestantes utilizaram troncos de árvores e pedras para interromper o tráfego em estradas na província de Espinar, no sul do Peru, para protestar contra poluição que a mineradora estaria provocando nos Rios Salado e Canipia.

Os manifestantes exigem estudos ambientais na área, citando mortes de diversos animais. Eles também querem que a empresa aumente para 30% a atual contribuição voluntária de 3% dos lucros feita para o desenvolvimento econômico local. O homem morto no conflito ainda não foi identificado, disse o promotor Hector Herrera, acrescentando que oito feridos estavam sendo tratados no Hospital Espinar. Ontem foi o 8º dia de confronto, que já deixou pelo menos 20 policiais e 24 manifestantes feridos, segundo autoridades peruanas. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.