Peru: CPI sobe 2,86% em 2013 e fica dentro da meta

O Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do Peru teve alta de 2,86% em 2013, dentro da meta anual estipulada pelo Banco Central do país, informou o governo do país nesta quarta-feira.

A agência estatal de estatísticas INEI destacou ainda que o CPI subiu 0,17% em dezembro ante novembro.

“O resultado de 2013 é explicado pelo aumento dos preços do peixe e das refeições fora de casa, bem como a elevação dos preços da gasolina, de despesas com educação e de tarifas de energia elétrica”, apontou o órgão.

O Banco Central do Peru almeja manter a taxa de inflação anual dentro de um intervalo de 1% a 3%. Funcionários da instituição já haviam dito que esperavam inflação dentro da meta em 2013.

Analistas econômicos ouvidos pelo Banco Central previam que a inflação no encerramento de 2013 alcançaria 3%. De acordo com a pesquisa, que foi divulgada em dezembro, analistas projetam inflação de 2,6% em 2014. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.