Pérolas da rainha Maria Antonieta serão leiloadas em Londres

Londres – Um colar feito com pérolas que pertenciam à rainha da França, Maria Antonieta (1755-1793), será leiloado na próxima quarta-feira em Londres com um preço inicial de US$ 800 mil.

As 21 pérolas foram levadas da França durante a Revolução Francesa pela condessa de Sutherland, mulher do então embaixador britânico e aliado da rainha, Lord George Leveson-Gower.

A condessa havia prometido devolver as jóias à Maria Antonieta quando essa saísse da prisão, mas a rainha acabou condenada à guilhotina em 1793.

Em 1849, as pérolas foram colocadas em um colar de diamantes e rubis dado como presente de casamento ao neto da condessa, George Granville William Sutherland-Leveson-Gower, e sua mulher Ann Hay McKenzie.

Raymond Sancroft-Baker, especialista em jóias da casa de leilões Christie’s, que realizará o leilão, declarou que "é excepcionalmente raro colocar à venda jóias que pertenceram a Maria Antonieta e que nunca antes haviam sido postas no mercado".

"A história por trás dessas pérolas e como foram incorporadas ao colar para o casamento de Sutherland-Leveson-Gower em 1849 acrescenta fascínio ao objeto", disse o especialista.

Voltar ao topo