Perfil atribuído a líder chinês reúne milhares de seguidores

Um perfil no site de microblogs chinês Sina Weibo, equivalente ao Twitter no país, tem atraído milhares de seguidores ao publicar na rede fotografias e informações a respeito do líder Xi Jinping.

Sob especulação de que seja operada pelo próprio Xi ou por alguém próximo a ele, a conta aberta em 21 de novembro tornou-se recurso a repórteres, acadêmicos e políticos em busca de detalhes sobre a vida do dirigente chinês.

Analistas apontam, entre as razões para acreditar que o perfil seja legítimo, o fato de que a conta não foi deletada pelos censores. Mídias sociais tratando de líderes chineses têm, em geral, vida curta.

Durante as primeiras semanas de atividade, foram publicadas fotografias raras de Xi e de sua família, como o retrato do líder quando jovem, nos anos 1950. Em uma das imagens, ele joga futebol.

Zhang Zhian, especialista em novas mídias, aponta que as fotografias foram publicadas com profissionalismo, incluindo, por exemplo, legendas com informações dificilmente reunidas por usuários regulares da internet.

Um exemplo da proximidade do autor da conta é o relato da viagem de cinco dias ao sul do país, noticiada pela agência oficial Xinhua apenas após ter sido encerrada. O perfil atribuído a Xi trazia detalhes e imagens do líder.

Debate

Independentemente da origem da conta, usuários da internet têm usado o perfil supostamente de Xi para canalizar suas reclamações sobre questões sociais na China. Eles enviaram mensagens denunciando práticas do governo.

A rede de microblogs é elogiada por permitir raro debate público no país, sendo também canal para denúncias de corrupção do governo. Pequim, porém, mantém controle rígido sobre a internet.