Pentágono mobiliza exército para passagem de Ike

O Pentágono informou nesta sexta-feira (12) que destacou cerca de 1.500 soldados norte-americanos para entrar em ação durante a passagem do furacão Ike. Aviões do exército estão sendo enviados para proteger bases militares no interior dos Estados Unidos. O furacão Ike, de categoria 2, move-se em direção ao Texas e pode atingir a cidade de Galveston nesta sexta ou sábado (13) de manhã, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

Nesta sexta, os ventos de Ike alcançavam cerca de 168 quilômetros por hora, mas ele pode ganhar força, passando para a categoria 3, com ventos de pelo menos 178 quilômetros por hora, antes de atingir o solo. Segundo o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, o exército está enviando o USS Nassau, um navio anfíbio, de Norfolk, na Virginia, para a região do Golfo do México. O navio transporta helicópteros, aparatos de aterrissagem e uma equipe de ajuda humanitária.

O exército identificou seis bases no sudeste dos EUA que serão utilizadas como base logística para ajuda após a passagem do furacão. Além disso, aviões das bases aéreas norte-americanas do Texas estão sendo deslocando para lugares mais seguros. Segundo Whitman, o exército já retirou 400 pacientes de hospitais das cidades de Corpus Christi e Beaumont, no Texas, e distribuiu 11 milhões de “refeições prontas para comer” no Texas e na Louisiana. Caminhões cisterna e equipamentos para a remoção de escombros estão sendo posicionados pelo exército.