PC da China reúne-se em novembro para discutir reformas

Autoridades seniores do Partido Comunista da China vão realizar uma importante reunião em novembro para discutir amplas políticas da agenda de reformas do país, informou nesta terça-feira a agência de notícias estatal Xinhua.

Segundo a agência, a terceira sessão plenária do 18º Comitê Central acontecerá em novembro, mas nenhuma data específica foi divulgada. A princípio, a expectativa era que a reunião ocorresse em outubro.

A China recentemente revelou um esboço de reformas com o objetivo de reestruturar a economia e garantir crescimento mais sustentável e acredita-se que muitos detalhes serão discutidos na sessão plenária. No entanto, a abrangência das reformas continua sendo incerta.

Entre as propostas estão uma reforma para os preços de matérias-primas, outra para urbanização e a flexibilização do sistema de famílias que limita a migração rural para as cidades. Pequim também quer avançar em reformas financeiras para que as taxas de juros sejam mais baseadas no mercado e reduzir os controles de capitais.

A reforma de estatais também está sendo discutida, embora a proposta deva sofrer forte oposição diante da influência de Pequim nas maiores empresas. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo