O Partido Comunista de Cuba aprovou nesta segunda-feira uma série de reformas econômicas e elegeu a nova cúpula da agremiação em um congresso histórico, anunciou a televisão estatal cubana. Não foram imediatamente divulgados detalhes das 311 propostas econômicas votadas hoje pelos delegados do partido nem quem foram os escolhidos para assumir os postos de liderança.

continua após a publicidade

A expectativa é de que a eleição formalize Raúl Castro como primeiro-secretário do partido, no lugar de seu irmão, Fidel. Todas as atenções estão voltadas para a escolha do segundo-secretário, que deve ser um líder mais jovem.

Em todos os congressos passados foram ratificados Fidel Castro como primeiro-secretário e seu irmão mais novo, Raúl, como o número 2. Mas Fidel anunciou recentemente que não lidera mais o partido e tem efetivamente ficado de fora desde que adoeceu cinco anos atrás. Raúl deve assumir o cargo, deixando as atenções centralizadas na escolha do novo segundo-secretário. As informações são da Associated Press.

continua após a publicidade