PC confirma que congresso será chefiado por vice

O Partido Comunista da China confirmou hoje que o congresso da agremiação será chefiado pelo atual vice-presidente, Xi Jinping, que deverá ser anunciado como sucessor de Hu Jintao na Presidência do país.

Segundo o porta-voz do partido, Cai Mingzhao, o evento será encerrado na próxima quarta-feira. Naquele dia, o regime anunciará os novos membros do Comitê Permanente, a cúpula do partido e que faz as funções do Executivo, e os integrantes do Politburo, alto escalão comunista.

O representante também confirmou as atividades do encontro, que começará com uma avaliação dos resultados da última reunião do partido, em 2007, e dos últimos cinco anos de governo chinês.

Em seguida, serão avaliados os informes da Comissão Central de Disciplina, que será dominada pelo caso do ex-dirigente de Chongqing e secretário do Comércio, Bo Xilai, expulso do partido no fim de outubro.

Como terceira prioridade, o PC chinês discutirá as emendas à Constituição do partido, que é a mesma aplicada em todo o país.

O quarto passo é a eleição dos novos representantes do Comitê Central e da Comissão Central de Inspeção de Disciplina. Neste momento, serão decididos os novos presidente, primeiro-ministro e secretários. Não foram determinados os dias em que cada etapa deverá acontecer.

Segundo o porta-voz, 2.325 delegados e convidados especiais deverão participar do Congresso. No encontro, serão escolhidos os 22 delegados da cúpula do partido e aprovada a entrada de outros 247 membros.

Os mais de 2.300 representantes do partido, que representam as 31 províncias chinesas, são escolhidos pelos 82 milhões de membros do Partido Comunista em todo o país, que tem uma população de 1,3 bilhão de habitantes.

Voltar ao topo