Patriarca grego ortodoxo de Antioquia morre aos 91 anos

O patriarca grego ortodoxo de Antioquia e Oriente, o monsenhor Ignacio IV Hazim, morreu nesta quarta-feira aos 91 anos no hospital de sua comunidade em Beirute, no qual foi internado ontem após sofrer um infarto cerebral, informou a imprensa local.

O religioso, cujo nome de registro era Habib Hazim, nasceu em 1921 no povoado sírio de Mhardey, próximo a Hama, no seio de uma família ortodoxa árabe. Após estudar em Hama, se transferiu a Beirute, onde estudou Literatura, antes de se incorporar à Igreja ortodoxa do Líbano.

Ignacio IV foi um dos fundadores da Organização da Juventude Ortodoxa e se transformou em um membro da convenção sagrada dos patriarcas ortodoxos em 1961.

Dez anos mais tarde, Ignacio IV foi nomeado bispo metropolitano ortodoxo na cidade síria de Latakia e, em 1979, se tornou patriarca de Antioquia sob o nome de Ignacio IV.

A Igreja grega ortodoxa de Antioquia e Oriente foi fundada pela comunidade cristã estabelecida em Antioquia, situada na atual Turquia, pelos apóstolos Pedro e Pablo, segundo a tradição cristã.

Voltar ao topo