Partitura original de Mozart é leiloada por US$ 220 mil

Londres – Uma partitura pertencente a uma das mais famosas composições do músico austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi leiloada nesta terça-feira (4) em Londres por 110.900 libras esterlinas (cerca de US$ 220 mil dólares), após ter sido encontrada em uma coleção particular na Inglaterra.

O manuscrito atraiu muitos interessados em todo o mundo e foi adquirido pelos colecionadores britânicos Maggs Brothers, que arremataram o exemplar para um cliente.

O manuscrito faz parte da "Sinfonia Concertante em mi bemol maior para violino, viola e orquestra K364", composta em 1779 e é a primeira partitura escrita por Mozart leiloada nas últimas décadas.

Mesmo sendo apenas uma folha, composta por Mozart aos 23 anos, seu conteúdo é considerado por muitos a melhor partitura feita para viola.

Simon Maguire, especialista do departamento de música da Sotheby’s, declarou que a sinfonia em questão "não só é uma das melhores obras de Mozart, mas também deu ao compositor o prestígio que estabeleceu sua reputação mundial".

"Estamos encantados que esta rara peça atraiu tanto interesse. É o manuscrito de maior valor musical das composições de Mozart que sai à venda", acrescentou.

"A Sinfonia Concertante foi a primeira obra-prima de Mozart. Junto a Bach e Beethoven, ele é um dos três compositores mais importantes de todos os tempos", continuou Maguire.

Voltar ao topo