mundo

Partido populista pode ganhar, mas Holanda não deve deixar o euro, avalia UBS

A Holanda terá eleições gerais para a Câmara dos Deputados em 15 de março. Na avaliação do economista Ricardo Garcia, do UBS, o Partido Liberdade (PVV), populista de direita, deve ganhar a maioria dos votos. Uma vitória do líder do PVV, Geert Wilders, resultaria na coalizão mais ampla na Holanda desde os anos 1970 e potencialmente lançaria um quadro para outras potenciais vitórias de populistas em França, Alemanha e Itália ainda neste ano.

Garcia diz que uma vitória dos populistas na Holanda pode levar o PVV a buscar um plebiscito sobre a presença do país na União Europeia, o que pressionaria o euro e os bônus italianos e franceses no curto prazo. Ainda assim, apesar de qualquer potencial aumento na base de apoio do PVV, a saída da Holanda do bloco é improvável por ora, na opinião do economista. Fonte: Dow Jones Newswires.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.