Os resultados das eleições estaduais na Índia mostraram que a popularidade do governista Partido do Congresso despencou, dando força ao partido de oposição Bharatiya Janata (BJP) em um momento no qual a maior democracia do mundo se prepara para realizar eleições nacionais no próximo ano.

continua após a publicidade

O BJP ganhou em quatro Estados importantes – Delhi, Rajasthan, Madhya Pradesh e Chhattisgarh – que representam 180 milhões de pessoas. O partido atribuiu parte do sucesso à campanha do seu popular candidato à primeiro-ministro, Narendra Modi, e à falta de forte liderança no Congresso.

Rahul Ghandi, vice-presidente do Partido do Congresso e principal candidato a premiê, cujos pai, avó e bisavô atuaram como primeiros-ministros, liderou a estratégia eleitoral do partido. Apesar de ter focado em transformação, analistas afirmaram que ele parecia não acompanhar assuntos de importância nacional.

Eleitores em todo o país expressaram revolta em relação à corrupção, inflação e violência contra as mulheres, entre outras questões que parecem ter piorado com o partido governista, no poder há dez anos.

continua após a publicidade

“Uma coisa é clara: o humor do país é anti Congresso e isso não é mais questionável”, disse Nirmala Sitharaman, porta-voz do partido de oposição BJP. “Modi é a alternativa perfeita.”

As autoridades do Partido do Congresso reconheceram que o resultado da eleição sugere que os eleitores não estão contentes. No entanto, recusaram-se a culpar Gandhi, dizendo que sua tentativa de transformar o partido surtirá efeito nas próximas eleições.

continua após a publicidade

Alguns analistas alertaram que as eleições estaduais mostraram um cenário incompleto da política na Índia. Os quatro Estados que foram às urnas estão no norte do país, onde o BJP sempre teve mais apoio. O partido vem tentando angariar apoio nos quatro Estados do sul do país e no nordeste, que representa cerca de um quinto das cadeiras do Parlamento. Fonte: Dow Jones Newswires.