Parlamentar britânico é flagrado apoiando candidatura de rival

Um parlamentar britânico que coordena a campanha de seu partido nas eleições parciais da Câmara dos Comuns (Parlamento britânico) foi flagrado dando apoio a um candidato rival. As informações são do jornal “The Guardian”.
Chris Heaton-Harris é o diretor da campanha do Partido Conservador para representar o colégio eleitoral de Corby na Câmara dos Comuns, e sua candidata é a colega conservadora Christine Emmet. Porém, Heaton-Harris foi filmado em outubro dizendo que apoiava o candidato independente, James Delingpole.

As imagens foram captadas pela organização não governamental Greenpeace, que tem interesse nessas eleições. Delingpole é contra a geração de energia eólica.

Na filmagem, Heaton-Harries conversa com um homem numa lanchonete e diz que encorajou Delingpole, seu amigo, a entrar na disputa, dizendo que sua candidatura é parte de um plano para “causar aborrecimento” e levar o assunto da energia eólica para o centro da discussão política.

“Por favor, não conte a ninguém nunca”, diz Heaton-Harries. O conservador foi filmado dizendo até mesmo ter indicado a Delingpole uma série de pessoas que poderiam ajudá-lo a montar uma campanha que, na reta final, deveria ser abandonada.

Delingpole de fato desistiu de sua candidatura depois que o ministro da Energia britânico, John Hayes, deu uma polêmica entrevista dizendo que o desenvolvimento de parques eólicos no Reino Unido deve ser contido.

Defesa

Heaton-Harries negou que deu apoio a Delingpole, já que, devido à desistência da corrida eleitoral, ele tecnicamente nunca foi um candidato.

De acordo com Heaton-Harries, nas filmagens, ele estava apenas “contando vantagem” e atribuindo a si próprio o controle de fatos que estavam longe de seu alcance.

Ele pediu desculpas pelas declarações e disse não ter poder suficiente para colocar os parques eólicos no centro da discussão da política britânica, embora tenha reafirmado sua posição de ser contra a geração desse tipo de energia.
Por outro lado, o Greenpeace divulgou comunicado dizendo que “o diretor da campanha do Partido Conservador se opõe tanto à geração de energia limpa que ele parece estar disposto a trair seu partido e desafiar a autoridade do primeiro-ministro para promover sua causa”.

Voltar ao topo