Assunção (Paraguai) – Tão logo os primeiros resultados da contagem oficial dos votos começaram a ser divulgadas, apontando a vitória do candidato da Aliança Patriótica para a Mudança (APC, na sigla em espanhol), Fernando Lugo, os paraguaios começaram a ocupar a Praça dos Heróis, no centro de Assunção.

continua após a publicidade

Com fogos de artifícios, buzinaço e inúmeras bandeiras do Paraguai sendo agitadas, milhares de pessoas cantavam a vitória, depois de um dia de votação sem maiores incidentes.

Enquanto cantava com seus companheiros de festa, Virgínia Abarte se dizia ?feliz, muito feliz porque [Lugo] ganhou, o Paraguai está livre, está feliz porque ganhou a liberdade do povo, a democracia, por isso está, o Paraguai é livre, o Paraguai agora vai progredir, com esse presidente?.

Ricardo Espíndola afirmava que agora há esperança. ?Pela primeira vez em 60 anos, o Paraguai vai mudar?. Vicenta Velázquez ia além: ?enfim esses corruptos de primeira que estavam em nosso país foram colocados no seu lugar, já era a hora disso?, afirmava, se referindo aos representantes do Partido Colorado, que estava no poder há mais de 60 anos.

continua após a publicidade

Segundo os números divulgados pela Justiça Eleitoral por volta das 21h30 (horário do Paraguai), Fernando Lugo tem 10 pontos percentuais de vantagem sobre a segunda colocada, Blanca Ovelar, da Associação Nacional Republicana (ANR), Partido Colorado.