Oito anos ou dois mandatos não são suficientes para recuperar a segurança e a paz da Colômbia, afirmou hoje o presidente colombiano Álvaro Uribe. Ele está se aproximando de concluir o seu segundo mandato e ainda sem definição pública sobre se buscará um terceiro governo.

continua após a publicidade

“Oito anos é pouco tempo para que um país, que, em 200 anos de vida independente, teve apenas 47 anos de paz. É pouco tempo para recuperar a segurança”, disse Uribe em entrevista à Rádio Z.

“Oito anos é apenas um princípio, um país que precisa recuperar a redução da pobreza, que está conseguindo grandes avanços na educação, na saúde, é um país que com oito anos apenas começa” a se recuperar, afirmou o mandatário ao ser consultado pela rádio se oito anos eram suficientes.

A Justiça colombiana debate atualmente se é constitucional ou não uma lei aprovada pelo Congresso no final do ano passado, para convocar um referendo no qual os colombianos se pronunciarão a favor ou contra da reforma da Constituição para permitir uma segunda reeleição para presidente.

continua após a publicidade

Uribe, com 57 anos, há mais de um ano não responde se quer ou não participar de uma segunda reeleição.