Paquistão prende lideranças do Taleban no Vale do Swat

Soldados paquistaneses detiveram um porta-voz do Taleban no Vale do Swat e outros quatro comandantes do grupo, anunciaram hoje os militares. Foi o primeiro grande revés da liderança do grupo insurgente na região, outrora um paraíso turístico.

Um comunicado do Exército afirma que o porta-voz do Taleban no Swat Muslim Khan e os comandantes Mahmood Khan, Fazle Ghaffar, Abdul Rehman e Sartaj Ali foram detidos nos subúrbios de Mingora, principal cidade da zona. Eles são interrogados por forças de segurança. Muslim Khan, que viveu vários anos nos EUA, frequentemente ligava para a imprensa para reivindicar ataques.

O anúncio da prisão, no oitavo aniversário dos atentados de 11 de setembro de 2001, deve ser elogiado pelos Estados Unidos, que exortam o Paquistão a combater os militantes no país.

O Exército lançou uma ofensiva no Swat em maio, após dois anos de domínio do Taleban na área, próxima da fronteira com o Afeganistão. Os militares afirmam ter matado mais de 1.800 insurgentes nessas operações. Porém, o fracasso na captura de líderes gera temores de que os militantes possam iniciar uma reação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.