Papa pede que Portugal redescubra raízes cristãs

O papa Bento XVI lembrou o glorioso passado de Portugal como um país de aventureiros e missionários que espalhou o catolicismo ao redor do mundo ao pedir hoje uma redescoberta da herança cristã do país, um tema importante de sua mensagem a uma Europa cada vez mais secularizada.

O pontífice se reuniu com integrantes da elite cultural no segundo dia de sua visita ao país, um dia depois de fazer sua mais explícita admissão sobre a culpa de igreja no escândalo de abuso sexuais de menores por clérigos. Ainda hoje ele irá para Fátima, o ponto central da viagem, a fim de rezar no famoso santuário.

Como muitos países da Europa ocidental, Portugal tem se afastado de suas raízes católicas ao aprovar, nos últimos anos, leis que permitem o aborto e o divórcio, mesmo se um dos esposos for contrário. No início deste ano, o Parlamento aprovou uma lei que pode fazer de Portugal o sexto país da Europa a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo. A aprovação do projeto depende da decisão do presidente.

Em discurso a artistas, cientistas e intelectuais, Bento XVI advertiu que, se os cristãos ignoram sua fé, “eles acabam perdidos no labirinto do tempo e da história, privados dos valores e grandes ambições”. “Para uma sociedade amplamente criada por católicos e cuja cultura foi profundamente marcada pela cristandade, a tentativa de encontrar a verdade sem Jesus Cristo é dramática.”

Voltar ao topo