Papa pede desculpas por abusos sexuais cometidos por bispos

O papa Bento XVI, em carta aos fiéis irlandeses, pediu desculpas por abusos sexuais cometidos por bispos da igreja no país. O pontífice criticou severamente os bispos irlandeses por “graves erros de julgamento” na condução das questões ligadas ao abuso sexual cometido por clérigos. Além disso, ordenou que seja feita uma investigação na igreja irlandesa para averiguar as ocorrências, mas não mencionou qualquer responsabilidade do Vaticano no escândalo.

O papa também não citou punições aos bispos acusados pelas vítimas, nem fez referências às investigações ordenadas pelo governo irlandês pelo acobertamento de anos de abuso. Na carta, Bento XVI pediu desculpas pelo mal feito às gerações de católicos irlandeses que sofreram abuso “criminoso e pecaminoso” nas mãos de padres e freiras.

“Eu realmente sinto muito”, disse. “É compreensível que vocês achem difícil de perdoar ou de se reconciliar com a Igreja”, afirmou. “Em nome dela, eu abertamente manifesto a vergonha e o remorso que todos sentimos”. Sérios erros foram cometidos, continuou o papa, ao citar que seria necessário “continuar na cooperação com as autoridades civis”.