Palestinos rejeitam negociar com novos assentamentos

A Autoridade Palestina descartou as negociações de paz com Israel caso o país continue a expandir sua presença em assentamentos nos territórios ocupados. “Não haverá quaisquer negociações com a continuação da atividade (de construção) nos assentamentos”, afirmou hoje o porta-voz Nabil Abu Rudeina, em entrevista à agência de notícias France Presse. “Essas políticas não criam uma atmosfera apropriada para a retomada do processo de paz.”

Os comentários foram feitos após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, dizer que Israel continuará construindo em Jerusalém Oriental. Os palestinos querem essa parte de Jerusalém como capital de seu futuro Estado independente. O anúncio das novas construções israelenses provocou uma crise do país com os Estados Unidos.

Em 7 de março, os palestinos concordaram com a retomada das negociações indiretas de paz com Israel, após meses de esforços diplomáticos norte-americanos. Mas dois dias depois Israel anunciou seus planos de construir mais 1.600 casas em um assentamento em Jerusalém Oriental. O anúncio foi feito durante visita ao país do vice-presidente dos EUA, Joe Biden, enfurecendo Washington e os palestinos, em um grande revés para os esforços de paz. As informações são da Dow Jones.