Mais de 15 países europeus pediram pela marcação de produtos produzidos em assentamentos israelenses na Cisjordânia.

continua após a publicidade

Diplomatas de 16 países, incluindo alguns dos aliados mais próximos de Israel, assinaram uma carta pedindo para que a chefe de política externa da União Europeia (UE), Federica Mogherini, inicie o processo. Estão entre os signatários países como a Inglaterra, França, Holanda, Itália e a Espanha.

O jornal israelense Haaretz publicou a carta nesta quinta-feira. Um diplomata europeu confirmou a autenticidade do documento. A UE é a principal parceira comercial de Israel.

Israel anexou a Cisjordânia após a Guerra dos Seis Dias, em 1967. O local permanece como território ocupado, de acordo com a Corte de Justiça Internacional, com a população palestina vivendo sob um regime militar e a população israelense sob um regime civil. Os palestinos exigem o território como parte de seu futuro estado. Os assentamentos israelenses na região são considerados ilegais pela comunidade internacional.

continua após a publicidade

Nesta semana, a Suprema Corte de Israel rejeitou uma petição de grupos pró-palestinos para abolir uma lei que proíbe boicotes contra Israel e assentamentos na Cisjordânia. Fonte: Gabriela Korman, com informações da Associated Press