Países condenam teste com mísseis da Coreia do Norte

França, Reino Unido, Japão e Rússia condenaram os testes com sete mísseis realizados pela Coreia do Norte neste sábado. França, Reino Unido e Japão chamaram os lançamentos dos mísseis de provocação.

O governo do Japão apresentou um protesto contra a Coreia do Norte por causa do lançamento dos mísseis, segundo a agência de notícias japonesa Kyodo. O chefe da Secretaria de Gabinete do Japão, Takeo Kawamura, emitiu um comunicado dizendo que o lançamento dos mísseis foi “um sério ato de provocação contra a segurança dos países vizinhos, incluindo o Japão”.

Na França, o Ministério de Relações Externas condenou os testes norte-coreanos e alertou o regime do líder Kim Jong Il contra qualquer nova provocação. Os testes “acabam com a segurança e a estabilidade regional e constituem uma violação das resoluções do Conselho de Segurança da ONU”, disse um porta-voz do ministério.

O Reino Unido também condenou os testes. “Essas recentes provocações vão apenas reforçar nossa decisão, conforme trabalhamos como parceiros internacionais, de implementar as medidas fortes aprovadas pelo Conselho de Segurança da ONU unanimemente no mês passado”, declarou o ministro de Relações Exteriores britânico, David Miliband, em um comunicado.

A Rússia e a China consideram que não há outra opção a não ser as negociações entre as Coreias do Norte e do Sul, a China, o Japão, a Rússia e os EUA para bloquear o programa nuclear da Coreia do Norte, segundo afirmou o Ministério de Relações Externas da Rússia após uma reunião com autoridades chinesas.

“Os dois lados estão convencidos de que as negociações entre as seis partes são um instrumento eficiente para resolver o problema nuclear sobre a península coreana”, disse o ministério russo em comunicado.

As negociações entre os seis países começaram em agosto de 2003, mas Pyongyang se retirou dos diálogos em abril deste ano, depois de o país ser sancionado pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) por causa de um teste com míssil.

O comunicado da Rússia foi divulgado poucas horas depois de a Coreia do Norte testar sete mísseis, em um ato de desafio aparentemente programado para o Dia da Independência dos EUA. Os mísseis – que a Coreia do Norte está proibida de lançar segundo as resoluções da ONU – foram disparados na direção do Mar do Japão. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.