Otan está pronta para reforçar luta contra Estado Islâmico, diz Kerry

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que os membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estão preparados para ampliar os esforços militares contra o grupo extremista Estado Islâmico.

Kerry disse que pediu aos ministros das Relações Exteriores dos 27 outros membros da aliança para que façam mais para atacar o coração do Estado Islâmico, no Iraque e na Síria, e também para sufocar as redes internacionais do grupo.

A autoridade dos Estados Unidos disse que vários países têm feito mais para combater o grupo ou farão isso em breve. Falando nesta quarta-feira na sede da Otan em Bruxelas, Kerry não citou compromissos específicos.

A Alemanha aprovou recentemente o envio de militares e materiais para apoio logístico em regiões próximas do Oriente Médio. O Reino Unido deve votar mais tarde a expansão de seus ataques aéreos contra o Estado Islâmico para o território da Síria.

Kerry disse que outros países devem avançar com novos planos, após mais negociações nas próprias nações.

O secretário de Estado tratou ainda da Rússia, país que critica a Otan. Hoje, o governo russo atacou o fato de a Otan convidar Montenegro a se unir à aliança. Segundo Kerry, o foco da entidade não é a Rússia. “A Otan é uma aliança defensiva, não é uma ameaça a ninguém”, afirmou. De acordo com ele, a Otan está “totalmente preparada” para trabalhar com a Rússia. Fontes: Associated Press e Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo