Otan diz que estudaria pedido turco de mísseis na fronteira

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse hoje que a organização estudaria com urgência um pedido da Turquia para instalar uma série de mísseis na fronteira com a Síria.

A intenção é diminuir os efeitos dos confrontos entre o governo de Bashar Assad e os rebeldes sírios, que já ultrapassou 20 meses e deixou mais de 30 mil mortos. A Turquia é um dos países mais afetados pelo conflito.

Rasmussen disse que a operação será autorizada apenas em caso de solicitação formal turca e com a única finalidade de garantir a segurança da Turquia.
“Se recebemos um pedido, ele será tratado com urgência. A Turquia pode contar com a solidariedade de seus aliados.”

A declaração foi feita em meio a uma reunião de ministros da Defesa da União Europeia. No mesmo evento, o ministro alemão Thomas de Maizière disse que o governo turco pedirá hoje a ajuda da Otan para instalar o armamento.

A Turquia está em negociação com os aliados da Otan sobre como reforçar a segurança em sua fronteira de 900 quilômetros com a Síria, após inúmeras bombas lançadas durante a guerra civil na Síria terem caído em território turco.

Desde outubro, o governo turco aumenta as restrições em relação à Síria, como bloqueios a aviões que passam sobre seu território e disparos em represália em caso de bombardeios vindos da Síria.

Voltar ao topo