Otan diz que controle europeu levou a redução do fluxo de refugiados

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) Jens Stoltenberg afirmou nesta quinta-feira que as ações na Europa para conter o fluxo de imigração tem funcionado. Falando a uma coletiva de imprensa com o ministro de Relações Exteriores da Turquia Mevlut Cavusoglu, Stoltenberg declarou que o “esforço coletivo tem feito a diferença” e que o número de pessoas cruzando a fronteira do mar Egeu “tem caído significativamente”.

Por meio de um acordo entre União Europeia e Turquia no mês passado, as pessoas que chegavam às ilhas da Grécia saindo da costa da Turquia a partir de 20 de março eram deportadas de volta para a Turquia a menos que elas tivessem sucesso em pedidos de asilo.

A Organização Internacional para Migração diz que a Grécia tem visto menos de 70 pessoas chegando por dia nos últimos dez dias, uma queda forte com relação ao patamar de cerca de 1,5 mil desembarques por dia antes do acordo ter sido firmado.

Stoltenberg afirmou que a Turquia, com base em informações que a Otan fornece, tem “tomado ação para ajudar a quebrar o modelo de negócios de traficantes de pessoas”. Ele alertou, porém, que a luta contra esses traficantes requer “flexibilidade”, uma vez que eles podem mudar de rota rapidamente.

A crise dos refugiados, disse Stoltenberg, demonstra quão urgente é encontrar uma solução para o conflito na Síria. Vizinha da Síria, a Turquia abriga 2,7 milhões de refugiados. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo