Opositores acusam Chávez de reter recursos

O presidente venezuelano já está cortando os recursos que deveriam ser repassados para governos locais opositores, segundo denúncias do governador de Zulia, Manuel Rosales. Ele disse que Hugo Chávez estaria retendo intencionalmente o dinheiro usado para pagar funcionários públicos em Estados e prefeituras governados por seus adversários há pelo menos 45 dias com o objetivo de enfraquecê-los na véspera das eleições regionais.

“É o cúmulo que eles sabotem os planos das pessoas, retendo seu salário e as bonificações de fim de ano”, afirmou Rosales, em comício em Maracaibo, capital de Zulia. “Tentamos cobrir os salários com nossas reservas, mas não temos mais de onde tirar recursos.”

No domingo, cerca de 16 milhões de venezuelanos estão aptos a escolher 22 governadores, 328 prefeitos e 233 parlamentares regionais. Segundo as pesquisas, a oposição tem chances de conquistar de 4 a 8 dos 22 Estados do país – entre eles os mais ricos e populosos.

Nas últimas semanas, Chávez vem atacando líderes opositores e ameaçando não enviar recursos para governos da oposição. “Vamos continuar pressionando a oposição sem clemência em todo o país”, afirmou anteontem. A quatro dias das eleições, oposição e governo se preparavam ontem para enfrentar a jornada de domingo. O partido Um Novo Tempo, de Rosales, acionará, por meio de seus comitês de campanha, mais de 100 mil fiscais partidários. O Conselho Nacional Eleitoral começou a enviar urnas para alguns Estados mais distantes e as forças de segurança já assumiram alguns de seus postos para a votação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.