Oposição convoca novas manifestações após discurso de presidente

A oposição do Egito convocou novos protestos para hoje no Cairo contra a nova Constituição e os decretos que aumentaram os poderes do presidente Mohammed Mursi. O chamado é feito um dia após o mandatário pedir diálogo com os rivais.

Os protestos contra as medidas de Mursi e a nova lei máxima, aprovada por uma Assembleia Constituinte composta apenas por islâmicos, chegam ao 15º dia. A jornada mais violenta aconteceu anteontem, em que sete pessoas morreram e mais de 700 ficaram feridas.

Os opositores pretendem sair da praça Tahrir, onde centenas de pessoas estão acampadas, e tentar chegar ao palácio presidencial, palco dos atos desta semana contra o presidente. A sede do governo está cercada desde ontem por tanques e blindados do Exército.

As principais reivindicações dos opositores são o fim do referendo convocado para aprovar a Constituição, previsto para o dia 15 e a retirada dos decretos.

Enquanto acontece o ato opositor, membros do Partido Liberdade e Justiça, de Mursi, participarão do velório das vítimas dos confrontos com opositores, na mesquita de Al Azhar, uma das principais da capital egípcia.

Voltar ao topo