Oposição anuncia que vai manter ocupação de prédios públicos

O presidente do Comitê Cívico do departamento boliviano de Santa Cruz, Branko Marinkovic, anunciou nesta segunda-feira (15) que será mantida a ocupação de prédios públicos do governo central na região. As informações são da BBC Brasil.

“Mais cedo, anunciamos o fim dos bloqueios de estradas. Bloquear estradas não faz parte do nosso perfil, mas queremos dizer que as instituições são uma vitória da nossa autonomia e ficarão no departamento”, disse.

A posição de Marinkovic indica que a crise na Bolívia – que se intensificou na última semana – ainda está longe de ser resolvida, apesar da retomada do diálogo domingo (14) entre o governo de Evo Morales e a oposição, em La Paz, e da expectativa para a reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) nesta segunda, em Santiago, no Chile. O evento contará com a presença de nove chefes de Estado, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Marinkovic comentou ainda as mortes ocorridas na semana passada no departamento de Pando, na fronteira com o estado brasileiro do Acre. “Queremos dizer ao senhor presidente e a seus ministros de morte que parem de matar.”

O Comitê Cívico de Santa Cruz é o principal reduto da oposição a Morales. Os eleitores do departamento votaram pela autonomia política e financeira em relação ao governo. A iniciativa é criticada por Evo Morales, que se refere à ela como “ilegal”. Outros três departamentos bolivianos – Tarija, Beni e Pando, outros redutos da oposição – também realizaram referendos pela autonomia.