Oriente Médio

ONU quer investigação para ataque de Israel a navio

Uma autoridade israelense informou neste domingo que o presidente da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-Moon, está levando adiante os planos de criar uma comissão internacional para investigar o ataque de Israel ao navio de ajuda humanitária que ia em direção a Gaza. Ban quer que o ex-primeiro ministro da Nova Zelândia, Geoffrey Palmer, um especialista em legislação marítima, chefie a comissão, que também incluirá representantes de Israel, da Turquia e dos Estados Unidos, de acordo com a autoridade do Ministério das Relações Exteriores de Israel, que preferiu não se identificar porque Ban ainda não anunciou detalhes de sua proposta.

A abertura de uma investigação internacional coloca Israel sob mais pressão para explicar como sua tentativa em impedir que um navio de ajuda humanitária quebrasse um bloqueio à região de Gaza, dominada pelo Hamas, tornou-se um ataque mortal. A comissão também poderá descobrir os motivos e planos de alguns dos passageiros do navio que Israel afirma serem extremistas islâmicos que tinham a intenção de atacar as tropas israelenses.

A violência do ataque de Israel ao navio levou muitos países, inclusive os Estados Unidos, a pedir o levantamento parcial do bloqueio que Israel diz que é necessário para isolar os militantes islâmicos do Hamas e impedir que expandam seu arsenal de armas. Oito turcos e um turco-americano foram mortos no ataque de 31 de maio e uma autópsia preliminar divulgada pela Turquia neste sábado revelou que eles foram alvejados 30 vezes. O navio turco atacado fazia parte de uma frota de seis embarcações de ajuda humanitária. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo