ONU presta ajuda humanitária à Síria, mas vê população carente de assistência

A Organização das Nações Unidas alertou nesta segunda-feira que tenta aplicar um plano de assistência humanitária na Síria, mas a situação do país faz com que a entidade não consiga satisfazer as necessidades da população.

“O povo, que há dois meses ainda suportava uma situação de emergência, agora já não tem forças, e como a insegurança é permanente, as necessidades crescem exponencialmente”, afirmou o diretor-geral de operações do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), John Ging.

Ging fez o balanço da situação no país após participar da quarta reunião do Fórum Humanitário sobre a Síria, realizada em Genebra.

“As operações realizadas pelas agências da ONU na Síria são significativas, no entanto a situação está se deteriorando dia a dia, por isso o aumento de nossa presença não fecha a brecha entre as necessidades e a ajuda fornecida”. disse.

Em junho, a ONU distribuiu alimentos a 500 mil pessoas, e a entidade espera aumentar o número de beneficiados para até 850 mil durante o mês de julho.

Além disso, as Nações Unidas também distribuíram pacotes de sobrevivência a 100 mil pessoas e dezenas de kits médicos nas 14 províncias afetadas pelo conflito, disse Radhouane Noucier, coordenador humanitário regional da OCHA.

Voltar ao topo