ONU: Irã ainda precisa cumprir resoluções do Conselho

Um porta-voz da Organização das Nações Unidas (ONU) disse hoje que o acordo com o Irã para troca de urânio pouco enriquecido por combustível nuclear na Turquia é “encorajador”, mas que o Irã ainda precisa cumprir as resoluções do Conselho de Segurança. “Qualquer esforço para resolver diferenças em uma via diplomática como a que o Brasil e a Turquia estão tentando com o Irã é claramente algo encorajador, no sentido de que é importante que haja discussões”, disse o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

“Mas, como eu disse, a coisa mais importante é que já existem resoluções no Conselho de Segurança da ONU que precisam ser cumpridas”, acrescentou. O acordo complica a pressão de países ocidentais por mais sanções da ONU contra o Irã. O Conselho de Segurança já aprovou três conjuntos de sanções contra o Irã porque o país se recusar a abrir seu programa nuclear para inspeção internacional.

Com o acordo, o Irã se comprometeu a depositar 1,2 mil quilos de urânio pouco enriquecido na Turquia, em troca de combustível para um reator de pesquisa. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.