A Organização das Nações Unidas (ONU) vai lançar uma investigação sobre os ataques israelenses contra suas unidades durante a guerra de 22 dias de Israel em Gaza. John Holmes, que dirige o escritório da ONU para assuntos humanitários, disse que a entidade estava esperando resultados de investigações israelenses sobre os ataques contra um complexo da agência que fornece ajuda para refugiados palestinos (UNRWA) e uma escola da ONU.
Mas ele acrescentou que a ONU também vai fazer suas próprias investigações sobre os ataques. “Nós organizaremos nossa própria investigação sobre o fato e, então, estou certo de que a questão sobre compensações irá surgir”, disse ele.
Karen Abu Zayd, que dirige a UNRWA, disse que a agência calcula em cerca de US$ 1 milhão os danos sofridos pelos prédios da ONU por Israel nos últimos oito anos. “Tudo isso foi apresentado a Israel para compensações, mas não recebemos nada”, disse ela, acrescentando que a agência vai fazer um “pedido maior” após os danos sofridos ultimamente. Ela disse que os israelenses tinham até seis aviões teleguiados sobre Gaza diariamente durante as três semanas de ataques e que, então, eles “viam e sabiam onde tudo estava”.
“O que aconteceu, de acordo com eles, foram erros, embora quando seu complexo de comando é bombardeado por horas, isso é mais do que um erro, eu acho. É por isso que temos de fazer uma investigação”, disse ela.
Também hoje, a ONU deu início formal a um apelo para arrecadar US$ 613 milhões para ajuda emergencial para os afetados pelos ataques israelenses em Gaza. Os recursos, cujo pedido foi anunciado semana passada, devem ser usados para o fornecimento de comida, água, abrigo, assistência médica e de outras necessidades após o conflito, que deixou mais de 1.300 mortos e resultou em grande destruição no território palestino.


