ONU critica Israel por assentamentos e gafe

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, criticou hoje o ministro das Relações Exteriores de Israel, Avigdor Lieberman, por ter divulgado para a mídia detalhes de uma conversa privada, em violação a normas diplomáticas amplamente aceitas. Lieberman revelou ter pedido a Ban “maior equilíbrio” nos comentários em relação a Israel depois de a ONU ter denunciado a aprovação, pelo governo israelense, da construção de mais 1.600 novas unidades habitacionais para judeus em uma área disputada de Jerusalém.

Ban deu uma resposta áspera na noite de hoje, antes de seguir viagem para uma reunião do Quarteto de Madri (EUA, Rússia, União Europeia e ONU) sobre a situação no Oriente Médio e para uma visita a Israel e aos territórios palestinos. Em entrevista coletiva, Ban reforçou que os assentamentos judaicos nos territórios palestinos ocupados são considerados ilegais perante o direito internacional e exigiu de Israel o fim do bloqueio à Faixa de Gaza.

Ban também qualificou como “lamentável” o fato de Lieberman ter revelado para a mídia detalhes da conversa que ambos mantiveram por telefone na noite de ontem sem que houvesse um acerto prévio quanto ao que seria divulgado para os jornalistas, como é comum no mundo diplomático.

Voltar ao topo