ONU: após terremoto, Haiti enfrenta falta de alimentos

O Haiti deve enfrentar um déficit de 186 mil toneladas de comida no período entre 2010 e 2011, depois que um terremoto em janeiro deste ano devastou as áreas agrícolas do país, segundo uma avaliação conjunta do Programa das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e do Programa Mundial de Alimentos.

De acordo com o documento, a produção de alimentos no Haiti será pelo menos 20% menor do que a do ano passado. Embora a produção agrícola no país centro-americano esteja lentamente melhorando, a avaliação estima que o Haiti vá importar 771 mil toneladas de cereais entre 2010 e 2011, das quais 525 mil toneladas devem ser compradas.

A produção de cereais deve cair para 503.600 toneladas em 2010, 9% abaixo do colhido no ano passado, enquanto a produção de leguminosas deve ser um quinto mais baixa na comparação com 2009, com 148 mil toneladas.

Comparada à colheita de primavera de 2009, a produção de feijão em 2010 foi 17% menor e houve quedas nas colheitas de milho, sorgo e banana-da-terra. “Os níveis de produção de comida poderia estar muito piores”, disse Mario Zappacosta, economista da FAO. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.