ONU: Ajuda humanitária não chega à “capital” do Estado Islâmico

As Nações Unidas afirmaram hoje que não estão conseguindo entregar a ajuda humanitária a cerca de 600 mil pessoas em duas cidades da Síria controladas pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Segundo o vice-diretor de ajuda humanitária da ONU, Kyung-wha Kang, os moradores da “capital” do regime, Raqqa, e da cidade de Deir ez Zor, não receberam as remessas de alimentos em dezembro porque a entidade não entrou em acordo com os grupos armados que controlam essa cidade.

Falando ao Conselho de Segurança, Kang disse que a Síria tem cerca de 12 milhões de pessoas que precisam de ajuda humanitária, e outros 3,8 milhões que fugiram para países vizinhos.

Ele pediu ao conselho que encontre uma saída para o conflito, que já dura quatro anos. “Nós não devemos permitir que o mundo se esqueça da Síria e das atrocidades que estão sendo cometidas contra seu povo”, disse.

A ONU tem acusado repetidamente o governo sírio de atacar seu próprio povo, inclusive com artilharia e ataques aéreos em áreas populosas. Ela também tem acusado grupos rebeldes e terroristas de usar explosivos para atacar civis. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo