ONU acusa Hamas de confiscar doações em Gaza

A polícia do partido islâmico Hamas invadiu um depósito cheio de suprimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) na Cidade de Gaza, na noite de terça-feira (3), e levou do local milhares de cobertores e pacotes de alimentos, disse hoje o porta-voz da Agência para Trabalhos de Assistência das Nações Unidas (UNRWA, na sigla em inglês), Christopher Gunness. O incidente revela as dificuldades que os doadores encontram ao lidar com o Hamas enquanto ajudam os civis da Faixa de Gaza a reconstruírem suas vidas após a ofensiva de Israel de 22 dias, que deixou 1.300 palestinos mortos, além de 13 israelenses.

Os policiais do Hamas invadiram o depósito e confiscaram 3,5 mil cobertores e mais de 400 rações de comida prontas para serem distribuídas a 500 famílias, disse o porta-voz. “Eles estavam armados, eles levaram embora o auxílio, eles tomaram as mercadorias pela força”, afirmou Gunness, que definiu o incidente como “totalmente inaceitável.” A UNRWA é responsável pelo auxílio aos refugiados palestinos nos territórios ocupados e nos países árabes.

Gunness afirmou que a polícia confiscou a ajuda humanitária após a UNRWA ter se recusado a entregá-la por livre e espontânea vontade ao Ministério dos Assuntos Sociais, controlado pelo Hamas. Em Nova York, a vice porta-voz da UNRWA, Marie Okabe, disse que a agência “condena nos mais fortes termos” o confisco da ajuda e suprimentos humanitários.

Ahmad Kurd, funcionário do Hamas no ministério, não negou que a ajuda tenha sido confiscada. Já outros funcionários do partido defenderam a ação. O porta-voz do Hamas, Taher Nunu, disse que a UNRWA está “espalhando notícias falsas” e pediu que a agência peça desculpas. Ihab Ghussein, porta-voz do Ministério do Interior do Hamas, afirmou que o incidente ocorreu porque a UNRWA estava estocando os suprimentos em um depósito não autorizado para distribuição.

O funcionário da ONU John Ging disse que a distribuição humanitária continuará. “Nós não puniremos os refugiados por causa das ações irresponsáveis de alguns.”

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.