Ônibus espacial Endeavour parte em missão de 15 dias

Após ser lançado na noite de sexta-feira (14), o ônibus espacial Endeavour partiu em direção à Estação Espacial Internacional neste sábado, levando sete tripulantes que farão reformas e reparos no interior da estação, em uma missão de 15 dias.

Os astronautas construirão quartos extras, um novo banheiro, uma pequena cozinha e instalarão um novo sistema de reciclagem de água. “É nossa vez de elevar as reformas a um outro nível, após dez anos de construção da Estação Espacial Internacional”, disse o comandante Christopher Ferguson.

O revolucionário sistema de reciclagem de água, que transforma urina em água potável, além dos dois quartos extras, da máquina de exercícios, do banheiro e da cozinha, devem permitir à NASA dobrar a tripulação da estação.

O objetivo é elevar para seis, até junho, o número de residentes da estação, dos atuais três. Quando a Endeavour partir, a estação terá se transformado em um lar com cinco quartos, dois banheiros e duas cozinhas.

A NASA poderá realizar apenas mais dez missões com os ônibus espaciais antes que toda a frota seja aposentada, em 2010. Os ônibus serão substituídos por outros veículos, que levarão astronautas à estação espacial e, eventualmente, à Lua.