49ºC

Onda de calor mata mais de 550 pessoas na Índia, diz jornal

Uma intensa onda de calor em partes da Índia matou mais de 550 pessoas na Índia, enquanto a meteorologia prevê que a temperatura siga alta nos próximos dias, informa o Wall Street Journal em seu site.

A maioria das mortes ocorreu em dois Estados no sudeste indiano, Andhra Pradesh, onde pelo menos 340 pessoas morreram ao longo da última semana, e Telangana, com 198 mortes desde meados de abril até o domingo, segundo autoridades estaduais. As mortes foram causadas por insolação e severa desidratação, disseram elas.

As temperaturas em Andhra Pradesh chegaram quase a 49º Celsius nos últimos quatro ou cinco dias, segundo a comissária especial da defesa civil do Estado, P. Tulsi Rani, que concedeu entrevista ao jornal norte-americano. Rani disse que as autoridades estavam aconselhando as pessoas a evitarem deixar suas casas ou escritórios no meio do dia, para evitar insolação. Também recomenda que as pessoas usem sombrinhas, bonés, bebam muita água e não fiquem em jejum.

As chuvas de monção na Índia devem atingir a costa sul do país em 30 de maio, trazendo algum alívio. Ainda demorará, porém, várias semana até que as chuvas atinjam as partes secas do norte do país. (Gabriel Bueno da Costa, com agências internacionais)