Muito quente

Onda de calor já deixou mais de 1.800 mortos na Índia

As altas temperaturas causam falta d’água em milhares de povoados da Índia e fizeram uma centena de vítimas no último dia, elevando o número de mortos para pelo menos 1.826 nas últimas semanas. Os meteorologistas qualificaram a onda de calor como “grave” e advertiram que ela continuará durante pelo menos mais dois dias, ao longo de uma ampla faixa territorial que vai de Tamil Nadu, no sul do país, até Himachal Pradesh, ao pé do Himalaia.

A maioria das mortes por desidratação e insolação ocorreu nos Estados de Andhra Pradesh y Telangana, no sul do país, onde somente ontem morreram 100 pessoas quando as temperaturas superaram os 43º Celsius. Milhares de caminhões-pipa distribuíam água para mais de 4 mil povoados e aldeias onde faltava água no Estado de Maharashtra, no centro do país, segundo funcionários citados pela agência de notícias Press Trust de India.

Muita gente buscava rios, se refugiava na sombra e bebia toda a água que podia para combater o calor. Havia plantações calcinadas e animais mortos de sede. Os agricultores e pedreiros seguiam trabalhando na intempérie, apesar dos riscos – essas pessoas e os idosos são os mais vulneráveis ao problema.

Para a próxima semana, esperam-se chuvas de monção no sul, que irão avançando gradualmente para o norte. Ainda assim, o serviço meteorológico AccuWeather advertiu que se prolongarão as condições de seca e que a temporada de monções provavelmente será afetada por uma temporada mais ativa de tufões no Pacífico. Fonte: Associated Press.