Influenza

OMS eleva para 8.829 total de casos de gripe suína

A influenza A (H1N1), a gripe suína, já afetou 8.829 pessoas em 40 países do mundo, informou hoje o vice-chefe da Organização Mundial de Saúde (OMS), Keiji Fukuda. A doença já matou 74 pessoas. Fukuda falou em um encontro especial sobre o vírus A (H1N1), durante a assembleia anual da OMS, aberta hoje em Genebra. Ontem, a OMS confirmava 8.480 ocorrências e 72 mortes pela nova gripe em 39 países. Na semana passada, o número de casos subiu bastante, a uma média de aproximadamente mil novos casos por dia.

Fukuda apontou que a maioria dos novos casos ainda está concentrada na América do Norte. Porém subiu muito o número de vítimas no Japão, agora com 135 ocorrências, contra apenas sete ontem. A Espanha permanece com os 103 casos confirmados de ontem, enquanto a Grã-Bretanha passou de 19 para 101 ocorrências. O Japão informou hoje sobre os 135 casos e fechou mais de 2 mil escolas, com o objetivo de brecar a disseminação do vírus.

A disseminação da doença no Japão aumenta a chance de a OMS elevar seu nível de alerta para pandemias – epidemias generalizadas. Atualmente, o nível está em 5, em uma escala de 1 a 6. Caso o índice suba para o mais elevado, isso indica que há dados consistentes sobre transmissão sustentada da doença em uma segunda região além das Américas. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo