enkontra.com
Fechar busca

Mundo

OEA enviará missão ao Paraguai 6 meses antes das eleições

Decisão de enviar a delegação foi tomada pela própria OEA

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, anunciou nesta quarta-feira que vai enviar uma missão do órgçao ao Paraguai provavelmente em novembro, a fim de observar o processo eleitoral e o diálogo político no país.

Durante uma sessão extraordinária sobre o Paraguai no Conselho Permanente da OEA, Insulza afirmou que recebeu um pedido do país para enviar uma missão, o que será feito “com bastante antecedência” das eleições, se os recursos da organização multilateral permitirem.

“Uma boa data para enviar a delegação seria em novembro, seis meses antes das eleições no país (programadas para o dia 21 de abril de 2013)”, disse o secretário-geral aos jornalistas.

Além disso, declarou que gostaria que a delegação fosse liderada “por uma personalidade de alto nível de fora da organização, se possível, um ex-chefe de Estado”.

O secretário de Assuntos Políticos da OEA, Kevin Casas-Zamora, e o chefe de gabinete da organização, Hugo de Zela Martínez, viajarão ao país na próxima semana para iniciar os trâmites para o envio da missão, afirmou Insulza.

A decisão de enviar a delegação, pedida pelo Tribunal Eleitoral do Paraguai, foi tomada pela Secretaria Geral da OEA e não foi aprovada pelo Conselho Permanente, que se reuniu hoje e se mostrou dividido em torno da situação no país após o julgamento político que destituiu o presidente Fernando Lugo em junho deste ano.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas