OEA antecipa reunião sobre crise no Paraguai para amanhã

A OEA (Organização dos Estados Americanos) antecipou para amanhã uma reunião extraordinária para estudar eventuais medidas diante dos acontecimentos no Paraguai, depois de o Senado do país sul-americano aprovar o impeachment de Fernando Lugo, na última sexta.

Em comunicado, a organização indicou que o encontro de embaixadores será realizado no mesmo horário do anterior, às 14h30 locais (15h30 em Brasília), na sede da organização, em Washington, sem especificar o motivo da mudança. “Em sua sessão de amanhã, a OEA irá discutir a situação do Paraguai, e, se necessário, tomar as decisões com que o Conselho Permanente concordar”, informa o documento.

A Unasul (União das Nações Sul-Americanas), que havia anunciado uma reunião de chanceleres para a próxima quarta-feira, ainda avalia o local onde ocorrerá o encontro, entre Lima e Mendoza. Na cidade argentina, acontecerá a reunião de chefes de Estado do Mercosul sobre a crise, na sexta.

Nas reuniões, deverão ser ratificadas as posições dos países dos blocos, que retiraram embaixadores ou pediram o retorno dos representantes diplomáticos em Assunção.

Videoconferência

Neste momento, os presidentes de Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, Brasil, Dilma Rousseff, e Uruguai, José Mujica, fazem uma videoconferência que deverá discutir também a crise paraguaia.

A videoconferência é transmitida pela internet. Além dos presidentes dos membros do Mercosul, a reunião terá a participação do premiê chinês, Wen Jiabao, que faz uma visita oficial à Argentina, após ter passado pelo Uruguai.

O anúncio acontece um dia depois de o Mercosul ter cancelado a participação do Paraguai na reunião de cúpula de Mendoza, no fim da semana, devido ao impeachment do presidente Fernando Lugo.

A OEA anunciou uma reunião extraordinária na quarta-feira para analisar possíveis ações diante dos acontecimentos no Paraguai.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.