Obama veta projeto que revoga Obamacare

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vetou um projeto que quer revogar a legislação sobre sistema de saúde conhecido como Obamacare, uma das marcas de seu governo. Segundo Obama, a medida “iria reverter o progresso significativo que fizemos na melhoria da assistência médica no país”.

O veto era amplamente esperado. O Partido Republicano, no entanto, se disse vitorioso por ter atingido dois objetivos: cumprir uma promessa feito ao eleitorado justamente em ano eleitoral, e mostra que eles serão capazes de revogar a medida caso um republicano vença as eleições presidenciais, que acontecem em novembro.

Congressistas republicanos tem criado muitos projetos para revogar medidas da administração Obama desde 2010. Esta, no entanto, é a primeira vez que um projeto deste passa pelas duas casas e chega à Casa Branca.

Em sua mensagem ao Congresso justificando o veto, o presidente disse que discordava dos críticos da medida, que inclui regras mais justas e maior proteção ao consumidor. A legislação “tornou a cobertura pelo sistema de saúde mais acessível e mais centrado nos paciente. E está funcionando”, escreveu.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, o republicano Paul Ryan, a revogação do Obamacare é “apenas questão de tempo”. “Mostramos que conseguimos reverter o programa no Senado. Logo, no ano que vem, quando houver um presidente republicano, nós conseguiremos derrubar a lei”, disse. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo