Obama tem dúvidas sobre transição de poder no Egito

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse em pronunciamento que ainda não ficou claro se a “transição do poder” anunciada nesta quinta-feira pelo presidente egípcio, Hosni Mubarak, se dará de forma imediata e significativa o suficiente. Obama pediu a Mubarak que explique melhor ao povo egípcio de que maneira a mudança parcial do poder se dará.

Segundo Obama, a população do Egito ainda não está convencida de que a transição terá como objetivo trazer a democracia ao país. “O Egito não pode perder esta oportunidade de alcançar a democracia”, disse Obama. Para ele, a mudança parcial do poder no Egito ainda “não é algo crível nem concreto”. O líder americano reiterou ao governo de Mubarak que mostre ao povo um caminho claro rumo à democracia. Obama assistiu na sala de conferências do avião presidencial (Air Force One) ao discurso do líder egípcio à nação e logo em seguida se reuniu com sua equipe de Segurança Nacional para analisar os últimos acontecimentos naquele país, informou a Casa Branca.

Obama disse ainda que o governo egípcio não deve apelar para a repressão nem à brutalidade. Na mesma linha de raciocínio, o chanceler britânico, William Hague, disse que as declarações de Mubarak foram pouco claras e exortou o governo de Mubarak a uma transição rápida em busca de um governo mais representativo no país. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.