Obama tem 2% de vantagem para Romney, diz pesquisa

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tem uma pequena vantagem de dois pontos percentuais sobre seu adversário para continuar na Casa Branca, o republicano Mitt Romney, segundo pesquisa Reuters/Ipsos divulgada hoje.

O democrata lidera a pesquisa com 47% das intenções de voto -ante 45% do republicano- dos possíveis eleitores, uma pequena vantagem dentro da margem de erro da pesquisa.

Com cada vez menos eleitores susceptíveis a mudar de ideia, o levantamento mostra que 88% dos eleitores registrados para votar dizem que não irão mudar de candidato -apenas 12% dizem que podem mudar de opinião a dez dias da votação.

No levantamento da semana passada, cerca de 15% afirmaram que poderiam mudar de lado antes da eleição de 6 de novembro.

Quase um quinto dos eleitores -18%- afirmou que já havia registrado seu voto. Entre esse universo, Obama lidera com 55% -ante 41% para Romney-, mas o indicador não pode ser considerado conclusivo porque democratas votam mais cedo nas eleições americanas.

A pesquisa foi feita entre 23 e 27 de outubro e questionou, por amostragem, 1.665 eleitores registrados e 1.291 prováveis eleitores. A margem de erro da pesquisa é de 2,7 pontos percentuais para os eleitores registrados e 3,1 para os possíveis eleitores.

Voltar ao topo